Pode haver passeios domingueiros mais calmos e relaxantes, mas poucos seriam mais agradáveis para Sebastian Vettel que o que hoje fez nas ruas do Mónaco! Levou os "tifosi" à loucura dando à Ferrari uma vitória no G.P. do Mónaco – coisa que a Scuderia já não conhecia desde… 2001! – aumentou a sua vantagem no Mundial para 25 pontos sobre Hamilton e, pela dupla que obteve com Raikkonen, colocou a equipa italiana na liderança do Mundial de Construtores, com 17 pontos de vantagem sobre a Mercedes!
O alemão colocou-se hoje na posição de principal favorito ao título mundial deste ano. Porque terminou todas as corridas até agora disputadas em 1.º ou 2.º. e porque o Ferrari SF70H é de uma consistência impressionante, competitivo em qualquer tipo de pistas, face à "volatilidade" do Mercedes W08 que se mostra muito inconstante. "Ainda é cedo para pensar nisso, vou começar a fazer contas lá para Agosto", tenta arrefecer Vettel o entusiasmo dos ferraristas…
Vettel estava, contudo, numa posição expectante, deixando as decisões mais para a frente, seguindo apenas o que Raikkonen iria fazer e vendo-o desgastar os seus pneus. Até que começou a cortar a sua desvantagem, o ritmo do finlandês começou a desvanecer, fazendo até com que Bottas, que estava num longínquo 3.º posto, começasse a recuperar terreno, arrastando consigo os dois Red Bull. A entrada das "dobragens" em cena acabaram por juntar mais os homens da frente, o que fazia com que os "pit stops" ganhassem uma importância que, de início, com as grandes diferenças estabelecidas, pareciam não ter… A estratégia, em termos do "timing" das chamadas à "box" voltaria a ser decisiva?
Ficar em pista o máximo de tempo possível, graças à resistência dos pneus ultramacios (dizia-se até que aguentariam toda a corrida se fosse preciso… e possível!), mostrou-se ser a decisão mais acertada: a melhor prova foi com Lewis Hamilton que só parou ao fim de 47 voltas e, com isso, garantiu um magnífico 7.º lugar, para quem largara de 13.º…
O pelotão voltou a juntar-se, embora isso não tenha colocado problemas a Vettel que tinha tudo sob controlo e voltou a ir-se embora. Mas também Raikkonen não deu hipóteses a Ricciardo, enquanto Verstappen bem tentou pressionar Bottas sem nada conseguir. O mesmo se passou com Hamilton que bem pressionou durante nove voltas Sainz mas… Mónaco é Mónaco. Como, aliás, Perez percebeu ao atirar-se para um "buraco" que parecia que Kvyat tinha aberto para colidirem e acabarem os dois fora dos pontos, o que acabou uma série de 15 de provas consecutivas a pontuar para o mexicano.
Kimi Raikkonen não estava, visivelmente, de acordo com o seu colega de equipa… O semblante era o de sempre, mas sentia-se o seu desagrado, mesmo se até tinha sido ele a perguntar à equipa se não estaria na altura de trocar de pneus… A verdade é que o finlandês só nas primeiras voltas se mostrou mais rápido que Vettel, mas não conseguiu esconder o desagrado: "Não tenho muito a dizer, é um segundo lugar mas não é muito bom, às vezes acontece… Gostava que tivesse sido melhor".
Para a Mercedes foi um fim-de-semana terrível, em que a equipa nunca conseguiu colocar os dois carros a funcionar de forma competitiva. Singapura-2015 e Espanha-2016 (pelos motivos conhecidos…) foram as últimas provas sem Mercedes no pódio e, apesar de o W08 ser um carro rápido, não tem a facilidade do Ferrari de ser muito competitivo em qualquer pista! "Temos muito que analisar, mas este carro é uma espécie de ‘diva’, muito sensível com as temperaturas dos pneus", opinou Toto Wolff. "O Ferrari chega a qualquer pista e é rápido, enquanto nós temos de trabalhar muito mais para adaptarmos o nosso carro até o tornar competitivo. E o mais estranho é que, usando as mesmas afinações, temos assistido a que um dos carros é rápido e o outro não…".
Apesar disso, Hamilton não conseguiu bater um Carlos Sainz, cuja "performance" ao volante do Toro Rosso deve ser destacada, com um brilhante 6.º lugar! Uma palavra ainda para a Haas que, além das "três grandes" foi a única equipa a pontuar com os dois carros. Classificação:
Pos | Piloto | Equipa | Tempo/Dif. | Box |
---|---|---|---|---|
1 | Sebastian Vettel | Ferrari | 1.44.44,340 h | 1 |
2 | Kimi Räikkönen | Ferrari | a 3,145 s | 1 |
3 | Daniel Ricciardo | Red Bull | a 3,745 s | 1 |
4 | Valtteri Bottas | Mercedes | a 5,517 s | 1 |
5 | Max Verstappen | Red Bull | a 6,199 s | 2 |
6 | Carlos Sainz | Toro Rosso | a 12,038 s | 1 |
7 | Lewis Hamilton | Mercedes | a 15,801 s | 1 |
8 | Romain Grosjean | Haas | a 18,150 s | 1 |
9 | Felipe Massa | Williams | a 19,445 s | 2 |
10 | Kevin Magnussen | Haas | a 21,443 s | 2 |
11 | Jolyon Palmer | Renault | a 22,737 s | 1 |
12 | Esteban Ocon | Force India | a 23,725 s | 3 |
13 | Sergio Pérez | Force India | a 39,089 s | 3 |
14 | Daniil Kvyat | Toro Rosso | a 7 laps (colisão) | 1 |
15 | Lance Stroll | Williams | a 7 laps (prob. mecânico) | 3 |
— | Stoffel Vandoorne | McLaren | Despiste | 1 |
— | Marcus Ericsson | Sauber | Despiste | 1 |
— | Pascal Wehrlein | Sauber | Colisão | 2 |
— | Jenson Button | McLaren | Colisão | 1 |
— | Nico Hülkenberg | Renault | Cx. velocidades | 0 |
O Mundial de F1 tem agora um… "soluço" na sua fase europeia para ir só ali ao Canadá e voltar logo a seguir. A corrida no circuito de Gilles Villenevue, em Montreal, disputa-se dentro de duas semanas, a 11 de Junho.